alianças

A história das alianças: conheça o que simboliza o uso de alianças entre um casal

Na maioria das culturas ocidentais, os casais têm o costume de usar as alianças de casamento no quarto dedo da mão esquerda. Esse costume, bastante tradicional, é muito antigo, acredita-se até que a mais antiga troca de alianças entre um casal ocorreu quase 5 mil anos atrás, no Egito.

Significado da aliança

O círculo significa a eternidade, pois não tem começo e nem fim, é o amor eterno simbolizado em um objeto que será usado pelo casal. Inicialmente, usava-se couro, osso ou até marfim, porém, com o passar do tempo, foram confeccionadas alianças a partir de matérias-primas mais caras, como o ouro. Com isso podia-se mostrar mais riqueza material, mas também sentimental, demonstrando o quanto o amor era valioso.

É possível dizer que o uso de alianças entre um casal nada mais é do que demonstrar o amor contínuo, a cumplicidade, ou seja, um pacto entre as duas partes, que juntas irão compartilhar a vida, seus sonhos, tristezas, alegrias e fraquezas.

Por que o quarto dedo?

No começo, as alianças eram usadas em qualquer dedo, tanto na mão direita, quanto na esquerda. Porém, com o passar dos anos, uma tradição inicialmente herdada dos Romanos, dizia que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia que estava diretamente ligada ao coração. Por isso, muitos casais, romanos e românticos incorrigíveis, começaram a usar suas alianças neste dedo. Mesmo cientistas desmentindo tal afirmação, a tradição vingou e dura até os dias de hoje.

Compromisso, noivado e casamento…

Antes do século XIII as pessoas não tinham o costume de usar alianças de compromisso e nem de noivado, usavam apenas alianças de casamento. A partir de 1700 o costume começou, mas alguns povos usavam apenas para “contabilizar” a duraçâo do noivado até o casamento, onde a aliança usada na mão direita seria então colocada no dedo anelar da mão esquerda.

Com o passar do tempo, começou-se a gravar nomes, datas e frases nas alianças, fazendo com que elas virassem quase obras de arte carregadas de sentimentos.

Quer ler mais sobre esse assunto? Dê uma olhada nesses artigos:

E você, já adquiriu as alianças que vão simbolizar seu amor eterno? Acesse a loja virtual da Diouro e conheça nossas opções!

cta diouro