alianças

Alianças de compromisso para cada ocasião

A aliança é uma das primeiras coisas que se procura reparar ao conhecer alguém interessante. Afinal, por mais que os relacionamentos tenham mudado com o passar do tempo, ela se mantém firme como o símbolo maior do comprometimento com outra pessoa, de uma relação estável, da cumplicidade, da felicidade e do desejo de se manter fiel a quem se ama apesar dos percalços da vida cotidiana – o círculo sem início nem fim representa o amor contínuo entre duas pessoas.

Há vários tipos de alianças que simbolizam cada etapa da vida a dois: de compromisso, noivado, alianças de casamento e de bodas e ainda as alianças de renovação dos votos, um costume que por muito tempo andou meio esquecido mas que tem ganhado força nos últimos anos. Não há exatamente uma regra para cada uma delas. O material (ouro, ouro branco, platina ou mesmo prata) e o tipo (pura, lisa, com pedras incrustradas ou desenhadas) dependem apenas do gosto do casal. No entanto, o costume fez com que algumas ficassem mais características do que outras para determinadas situações.

Aliança de compromisso

Alianças de compromisso

Aliança na mão direita é de noivado, na mão esquerda é de casamento, e a de compromisso? Na verdade esse é um costume relativamente novo adotado por casais jovens que querem mostrar que há alguém especial na sua vida. Apesar da pouca idade, muitas vezes o respeito por este sentimento é até mais sério do que entre casais que já trocaram várias alianças ao longo da vida.

É bom lembrar que a aliança de compromisso não é um passo em direção ao altar. Ela significa um carinho especial pelo outro, uma relação de peso. Ela pode ser uma aliança de prata ou um anel com algum adorno, como um coração, colocado no dedo anelar direito.

Aliança de noivado

Alianças de noivado

O noivado é um estado natural de um relacionamento mais sério, onde já se pretende dividir a vida com a pessoa que se ama. A aliança simboliza um pedido de casamento. Dizem que não há casamento sem noivado, nem noivado sem anel. Apesar de para muitos a aliança de noivado ser mera formalidade, seu significado profundo ultrapassa os tempos e continua sendo o símbolo de promessa de fidelidade, respeito e vontade de atravessar a vida juntos.

A aliança ou anel de noivado deve ter o estilo da noiva, mas também deve ser atemporal. Pode ser ouro amarelo, ouro branco ou platina, com ou sem diamantes ou em forma de solitário, também bastante tradicional como símbolo de noivado.

Aliança casamento

Alianças de casamento

Através dos tempos, um dos momentos mais emocionantes da cerimônia é a bênção e a colocação das alianças – a partir daí o casal está solenemente casado. Estas alianças, a princípio, deverão acompanhar o casal o resto da vida, ser testemunhas do nascimento dos filhos, de mudanças de residência, de viagens e tudo o mais que compõe a vida a dois.

Por isso elas devem ser duradouras, produzidas com material nobre como ouro, ouro branco ou platina e muitas trazem diamantes, que simbolizam a eternidade. Podem ou não ser trocadas em bodas ou em momentos de renovação dos votos de casamento.

Aliança Bodas

Alianças de bodas e renovação de votos

Na comemoração das bodas de 25 anos, pode haver ou não a renovação dos votos. Muitos casais optam por renovar também as alianças, como símbolo de um casamento que se mantém, mas que recomeça a cada instante. Geralmente, quando são as alianças são substituídas, são trocadas por outras mais largas e com mais detalhes, simbolizando ao mesmo tempo o longo caminho traçado até então e a certeza da união que permanecerá até o fim. Um símbolo eterno de quem pretende passar a vida juntos até o fim dos dias.

Quer ler mais sobre esse assunto? Dê uma olhada nesses artigos:

E você, já adquiriu as alianças que vão simbolizar seu amor eterno? Acesse nossa loja virtual e conheça nossas opções!

cta diouro