bodas de casamento

Bodas de casamento – origem, curiosidades e presentes.

Você já se perguntou sobre a origem das bodas de casamento? Quer saber mais a respeito ou está à procura de dicas de presentes para essas comemorações? Fique ligado para saber um pouco mais sobre as bodas de casamento.

Curiosidades sobre bodas de casamento

Enquanto o número de divórcios no mundo cresce muito, marcar mais um ano juntos no calendário é uma conquista. Para isso, há mais de cem celebrações de bodas com as mais variadas designações: bodas de bronze, pérola, rubi, hortênsia, de alexandrita, cipreste, girassol, lápis-lazúli..! E muito, muito mais, até nomes bastante desconhecidos como zircão, crisoprásio, hematita e outros. A lista é extensa.

Essa tradição de comemorar as bodas foi herdada dos povos alemães antigos, que tinham o costume de presentear os casais que chegassem aos vinte e cinco e cinquenta anos juntos com coroas de prata e ouro. Os anos foram passando, os costumes no mundo inteiro mudando, mas uma coisa permanece: o amor e a vontade de comemorar a felicidade como casal.

Assim como o relacionamento que se fortalece dia a dia, as bodas do primeiro ao centésimo ano vão ganhando força e robustez, passando pela riqueza dos cristais, a força das árvores, o perfume das flores. O que começa no papel (bodas de um ano), vai até a solidez e o vigor do Jequitibá, que marca as bodas de cem.

Até que pensar em comemorar cem anos de casamento pode parecer um sonho distante, mas um casal de britânicos já chegou bem próximo, atingindo a marca dos oitenta aniversários: a senhora Helen Kaye, de 101 anos, e seu marido Maurice, de 102, comemoraram  bodas de nogueira, tornando-se assim um dos casais mais longevos do mundo.

As bodas mais lembradas

Apesar de algumas bodas passarem despercebidas ao longo da vida do casal, duas delas tornaram-se marcos tradicionais que significam uma grande reafirmação de amor e a renovação de união entre os dois. São as bodas de prata e as bodas de ouro, que representam os aniversários de vinte e cinco e cinquenta anos de casamento, respectivamente. Nestas celebrações, a renovação da troca de alianças muitas vezes é literal: o casal reitera seus votos de amor com um novo par de alianças que marcam o fechamento de um ciclo e o início de um completamente novo.

bodas casamento

Sugestões de presentes

Confira algumas dicas de presente para comemorar aniversário de casamento de acordo com material a que a boda se refere. Vale agradar de qualquer forma, nem que seja apenas com um mimo para que a data não passe despercebida.

Bodas de papel (1 ano)

Para eles – Presenteie com uma agenda ou um bloco de anotações e uma caneta especial.

Para elas – Românticas como elas são, dê um cartão caprichado e cheio de carinho e intenção.

Bodas de algodão (2 anos)

Para eles – Um pijama confortável, uma camisa bem bonita, gravatas;

Para elas – Uma roupa da moda ou jogo de cama;

Bodas de couro (3 anos)

Para eles – Uma carteira ou um cinto;

Para elas – Uma bolsa;

Bodas de flores e frutas ou cera (4 anos)

Para eles – Uma cesta de café da manhã caprichada, com as melhores frutas da estação;

Para elas – Um buquê de rosas vermelhas;

Bodas de madeira ou ferro (5 anos)

Para ele – Um quadro, um aparador de livros ou escultura para o escritório;

Para ela – Uma foto do casal em uma linda moldura;

Bodas de açúcar ou perfume (6 anos)

Para ele ou para ela: Bombons. Quem não curte uma doçura?

Bodas de ouro e prata – (25 e 50 anos)

Estas definitivamente não devem passar em branco, e merecem todo o requinte que as datas especiais pedem. Presenteiem-se com um lindo par de anéis que irá simbolizar a união e a confirmação de que o amor se renova, passa por cima dos problemas e faz valer a aliança e o compromisso.

As bodas são muitas e cada uma carrega consigo uma simbologia própria que diz respeito aos valores que o casamento precisa possuir, como a nobreza e transparência dos metais, a força e fibra das árvores, a suavidade e o frescor das flores. Enfim, que seja eterno, que dure, que os casais se respeitem e comemorem muitas, muitas bodas.

Quer ler mais sobre esse assunto? Dê uma olhada nesses artigos:

E você, já adquiriu as alianças que vão simbolizar esse momento especial? Acesse a loja virtual da Diouro e conheça nossas opções!

cta diouro