como limpar uma corrente de ouro

Como limpar uma corrente de ouro? Confira essas dicas!

O ouro sempre foi um metal muito valioso, principalmente por sua beleza. Hoje, muitas pessoas compram peças de ouro como uma forma de investimento e beleza. Porém, muitas ainda não sabem como limpar uma corrente de ouro, por exemplo. Aprenda agora mesmo como limpar a sua!

Formas de limpar uma corrente de ouro

Álcool

Aqui só será necessário usar o álcool puro e sem água. Você deve colocar a peça dentro de um recipiente e despejar o líquido até que cubra a corrente por inteiro. Deixe de molho por pelo menos 1 hora e depois lave na água corrente.

Detergente

Você pode usar o detergente que você tem em casa para limpar a sua corrente de ouro. Em uma vasilha, despeje 200 ml de água morna e 5 gotas de detergente neutro e molhe um pano limpo e macio com essa mistura (você também pode usar uma escova de dentes que seja bem macia). Torça bastante o pano e esfregue a peça por certo tempo, até ficar completamente limpa. Depois, basta colocar em água corrente e secar.

Amônia

Você só deve fazer a limpeza da corrente de ouro com amônia quando a peça estiver muito suja. Essa substância é um pouco cáustica e pode corroer a peça se for limpa com frequência por essa solução. Num recipiente, coloque 6 partes de água para 1 parte de amônia, para que fique bastante diluída.

A quantidade deve ser a suficiente para deixar a corrente totalmente submersa na água. Não deixe a peça de molho por mais de 1 minuto. Após isso, retire a peça com a ajuda de uma peneira ou vire o recipiente em algum tipo de escorredor. Lave bem em água corrente e deixa-a sobre um pano macio e seco para que seque livremente.

Evite a deterioração da sua corrente de ouro

Ainda que existam inúmeros agentes que prejudiquem a qualidade da sua joia, é possível abolir alguns hábitos que são ruins para as peças. Por exemplo: só coloque a sua corrente de ouro depois de ter passado os produtos no corpo como perfume e desodorante. O ideal é esperar cerca de 15 minutos. Nunca coloque o produto depois de usar a peça.

Procure usar o creme hidratante ou o protetor solar na região do colo bem antes de usar a corrente de ouro. Isso dará tempo para que a pele absorva boa parte de produto antes de entrar em contato com a peça. O tempo é o mesmo citado acima para o perfume.

Na hora de guardar a sua corrente, deixe-a em um local reservado apenas para ela. Também fique atento para que o local não tenha umidade. Nunca tome banho com a sua corrente. O ideal é tirar a peça e só colocá-la de novo quando você estiver seco.

Pronto! Agora que você já sabe como limpar uma corrente de ouro, pode se sentir mais livre para comprá-las e também manter as suas belas peças sempre com o ar de novas, não importa quanto tempo passe.

Você conhece outras maneiras de limpar peças de ouro? Dê dicas pra gente comentando no post sobre os seus truques!