brilhantes

Diamantes e brilhantes: saiba a diferença entre eles e todo o simbolismo que eles envolvem

“Diamonds are a girl’s best friends”, em português “Diamantes são os melhores amigos de uma garota”, é a frase mais famosa quando falamos de mulheres e suas joias. A frase partiu de uma música, com o mesmo nome, eternizada na voz da diva Marilyn Monroe. Desde que o mundo é mundo, mulheres em geral são apaixonadas por diamantes e brilhantes, desde a mais simples até a mais glamorosa joia, que simbolizam status, riqueza e poder.

Em nossa cultura, uma joia representa o símbolo máximo de comprometimento. Que atire a primeira pedra quem nunca olhou nas mãos de uma pessoa para saber se ela usava uma aliança e logo saber se ela era comprometida ou não. Uma joia pode dizer muito sobre seu estilo, personalidade e sobre sua vida. Ela é um acessório que pode complementar seu look ou ser até mais importante e do que aquela composição de vestido e sapatos que você ama.

Mas afinal, qual é a diferença entre um diamante e um brilhante? Há quem diga por aí que todo brilhante é um diamante lapidado, mas nem todo diamante lapidado é um brilhante. Na verdade, a diferença entre eles é super simples: o diamante é a “pedra bruta”, enquanto o brilhante é sua lapidação, nome dado às muitas técnicas para se dar forma, simetria, polimento e brilho a um diamante. A confusão entre os termos começou há muito tempo, quando a expressão “diamante redondo com lapidação brilhante” (esse nome super longo e formal) foi reduzido para apenas “brilhante”.

Este diamante de formato redondo, lapidado no estilo brilhante, é o queridinho do mercado e o mais vendido em todo o mundo. O quilate (ou ct em forma abreviada) equivale a 1/5 de grama, ou seja, 200 miligramas. Para a medição de pedras menores são utilizados pontos, ou seja, cada ct equivale a 100 pontos. Logo, quanto maior a pontuação da gema do diamante, mais valiosa ela é. Então, podemos dizer que sim, tamanho é documento no mundo das joias, em especial quando o assunto é diamantes.

Presentear uma mulher com uma joia é um costume muito antigo que se estende até hoje em ocasiões especiais como aniversários, formaturas, noivados, casamentos e até para comemorar o nascimento dos filhos. Uma joia dada como presente é simbolicamente a representação de quem lhe deu, seja ela um anel, seja um colar ou um par de brincos.

Existem no mercado inúmeros tipos de joias fabricadas para cada tipo de comemoração e, por trás de todas elas, muito simbolismo. Antigamente não existia o noivado e foi assim por muito tempo, até que no século XIII, o Papa declarou que deveria haver um período de espera a ser observado entre o pedido de casamento e a realização da cerimônia. E assim surgiram os anéis de noivado, para simbolizar este período pré-casamento.

A aliança de casamento, por exemplo, é uma joia repleta de simbolismos. Começando por sua forma circular, sem possuir meio nem fim, simboliza o amor infinito, um elo sem fim. Antigamente as alianças eram feitas de ferro e, por ser um material que enferruja, foram sendo com o tempo substituídas por metais mais nobres como a prata e o ouro. Existem também algumas teorias curiosas e super românticas sobre a aliança de casamento. Uma delas é a de que, através do dedo anelar passa uma veia ligada ao coração, órgão que representa o amor. Hoje em dia, são populares também as alianças de bodas, que são feitas de ouro com brilhantes, na qual, cada brilhante representa um filho do casal.

Para os anéis de formatura, geralmente são escolhidos os de ouro amarelo, com a respectiva pedra ou emblema que representa o curso do formando. Para os mais contemporâneos, vale o bom gosto e a intenção.

Quer ler mais sobre o mundo das joias? Dê uma olhada nesses artigos:

Quer saber mais sobre joias? Receba conteúdos exclusivos sobre o assunto!

cta joia pedra natural

  • Cristais Brasileiros

    Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.

  • Cristais Brasileiros

    ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.