Usar joias

Joias – abuse do seu uso

Você ganhou joias de presente durante boa parte das datas especiais e com medo de parecer chique demais ou até de chamar muita atenção, as deixa escondidas em seus estojos? Bobagem, use joias sempre que conseguir, elas foram feitas para isso!

Há algumas peças que são maiores e de valor mais alto que devemos sim guardar para festas e ocasiões em que se possa combiná-las com trajes festivos e mais elegantes, como casamentos, formaturas, aniversários de gala, ou jantares em restaurantes. Porém, há joias que podem ser usadas no dia a dia sem nenhum problema. Além de arrematar o look com requinte, elas não chamam tanta atenção quando bem harmonizadas com outras peças.

Como combinar joias e roupas

As joias mais indicadas para usar no dia a dia, seja no trabalho, seja em passeios, são aquelas mais delicadas em tamanho pequeno ou médio. Com pedraria menor e menos brilhante, o metal fica aparente e é ele que vai arrematar a maioria das combinações.

Prefira usar conjuntos com brincos e colares, ou pulseiras e anéis, assim fica mais fácil acertar. Todas as joias discretas combinam com roupa social, pode usar sem medo! Uma bela camisa de seda ou de tricoline ganha destaque com um colar com pingente único ou um par de brincos bem bonitos com cabelos presos ou semipresos.

Quanto a cor dos metais isso depende do gosto pessoal, mas peças em ouro amarelo ficam melhores com roupas mais escuras, como preto, vinho, marrom ou grafite. O ouro branco ou rose é mais romântico e também é versátil. Além de ir com cores mais claras, combina com roupas mais frescas como vestidos de manga curto ou blusas sem manga. Uma pulseira de ouro branco é mais valorizada no pulso quando ele está à mostra, assim como um mix de anéis de tonalidades diferentes dá um ar mais moderno e jovem.

As joias em bronze e prata são mais descoladas, combinam até com trajes esportivos e mais casuais. Portanto, passeios informais, profissões que exigem que você fique mais tempo na rua (como arquitetas e engenheiras em canteiros de obra, relações públicas frequentando eventos e reuniões, etc.) pedem essa joias mais informais, assim como as pedras semipreciosas.

Quais são as tendências dessa temporada?

As maisons, como são conhecidas as grandes marcas europeias investiram em diferentes tendências para as joias dessa temporada. A diversidade predomina e os diferentes tons de metal (como citado acima) com todas as cores de pedras preciosas e semipreciosas são bem vindos. O grande diferencial está nos tamanhos: as joias bem coloridas devem vir em tamanhos grandes.

Braceletes nos dois braços, brincos e colares no tamanho maxi, anéis com pedras gigantes, tudo é válido. A dica para não exagerar é manter a distância entre as peças maiores, se for usar dois braceletes, use anéis delicados, mas pode combinar com brincos grandes, ou um colar grande. Seguindo essa lógica, você ficará na moda e sem não vai pecar por excesso.

Invista no mix de semijoias

As semijoias estão entre as bijuterias e as joias. Confeccionadas em metal não-precioso, ganham banho de ouro, prata ou ródio. Quando cravejadas de pedras, são usadas as semipreciosas como ametista ou pérola de água doce, por exemplo. Elas podem ser usadas no dia a dia sem problema nenhum, combinando com diversos tipos de trajes.

Claro que usar camiseta, jeans e tênis esportivo não combina com nenhum tipo de joia ou semijoia, mas ao colocar um salto alto e mudar a camiseta para algo mais feminino, elas fazem a diferença, principalmente se o design for mais delicado e chamar um pouco mais de atenção. Se ainda assim ficar com um certo receio, comece misturando as joias e semijoias com bijuterias mais finas. Aos poucos, você vai querer usar apenas suas joias.

Quer ler mais sobre o mundo das joias? Dê uma olhada nesses artigos:

Gostou do post? Receba conteúdo exclusivo e fique por dentro de todas as tendências do mundo das joias!

cta joia pedra natural

  • Cristais Brasileiros

    ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
    Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
    Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.