ouro 18k

Você sabe o que significa ouro 18K?

O ouro é um elemento químico de alto valor e utilização, sobretudo, na indústria joalheira. A forma original do minério é densa e maleável, portanto, para o ouro se tornar um objeto rígido – como o conhecemos – é preciso que passe por procedimentos de enrijecimento, no qual são adicionados outros metais, como cobre, prata, níquel, zinco, etc. A forma rígida do ouro é chamada de liga. Quanto mais rígida a liga de ouro, mais durável e resistente será o artigo produzido com o material.

Quilates

O quilate é uma unidade bastante usada para medir a valor de pedras ou metais preciosos. No caso do ouro, o quilate se refere à pureza da liga. Eles são definidos por meio de uma razão entre a massa de ouro e a massa total de uma peça (brinco, anel, pingente, etc), multiplicada por 24. Para facilitar o entendimento, confira os quilates do ouro e suas ligas de ouro mais encontradas no mercado joalheiro.

  • Ouro 24 quilates: ouro puro, praticamente impossível de ser encontrado no mercado, já que seu aspecto é mole.
  • Ouro 22 quilates: representa peças com 91,6% de ouro na composição.
  • Ouro 20 quilates: 83,3% de ouro.
  • Ouro 19.2 quilates: 80,0% de ouro, conhecido também como ouro português.
  • Ouro 18 quilates: 75% de ouro.
  • Ouro 16 quilates: 66,6% de ouro.
  • Ouro 14 quilates: 58,3% de ouro.
  • Ouro 12 quilates: 50% de ouro.
  • Ouro 10 quilates: 41,6% de ouro.
  • Ouro 1 quilate: 4,6% de ouro.

As peças também podem receber uma identificação que leva em conta todos os algarismos das medidas estabelecidas acima. Exemplo:

  • Ouro 22 quilates: 91,6% de ouro na composição, podemos falar Ouro 916.
  • Ouro 1 quilate: 4,6% de ouro na composição, podemos falar Ouro 46.

Ouro Amarelo X Ouro Branco

As duas tonalidades são as mais empregadas na indústria joalheira, em anéis, pingentes, colares, alianças, entre outras peças. O ouro extraído do ambiente apresenta cor amarelada, porém, tanto as ligas de ouro amarelas como brancas apresentam suas nuances de acordo com o processo aplicado na fase do seu enrijecimento.

O Ouro Amarelo resulta da aplicação da mistura do ouro original com metais de colorações amareladas. Os materiais mais usados para formar a liga de ouro amarela são o cobre, o zinco, o níquel e o cádmio. Já o Ouro Branco é obtido por meio da adição de materiais e metais de cor branca, como a prata e o paládio.

Porém, o resultado pode ainda deixar a liga amarelada, assim, as peças são banhadas em ródio – técnica chamada de galvanização. O ouro branco foi desenvolvido como um substituto da platina, mas o sucesso foi grande e hoje é uma liga muito valorizada no mercado joalheiro.

Preços

Em relação ao processo que transforma o ouro em seu estado original em liga, o ouro branco apresenta custos mais elevados em relação ao ouro amarelo (algo a partir de 5% ou 10% a mais). O percentual se refere aos metais empregados ao ouro branco e a processo mais trabalhoso de enrijecimento.

Porém, se falarmos da diferença de preços entre as duas apresentações do ouro para o consumidor final, fica difícil definir. Isto porque o preço varia de acordo com o tipo da peça, marca, fabricante, tamanho e outros materiais utilizados na mesma joia. Além disto, as duas apresentações do ouro são bastante usadas em uma mesma peça, dando ainda mais sofisticação e requinte à joia.

Quer ler mais sobre o mundo das joias? Dê uma olhada nesses artigos:

Que tal você dar uma olhadinha agora nas joias em ouro 18k disponíveis na Diouro?

diouro joias