ouro branco

Qual escolher: anel de ouro branco ou de ouro amarelo?

Quando pensamos em ouro, geralmente pensamos em joias e em barras do metal precioso na cor amarela e em algumas variações de amarelo. Realmente, o ouro mais comum é o amarelo, mas existem algumas variações na coloração, inclusive a prateada, chamada de ouro branco. Mas e então, qual a melhor decisão a ser tomada: escolher um anel de ouro branco ou anel de ouro amarelo? Não sabe a resposta? Nós vamos te ajudar a entender melhor as diferenças!

Ouro amarelo 18K

O ouro em seu estágio mais puro é muito dificil de ser encontrado e possui aspecto mole, dificultando o trabalho dos joalheiros. Para enrijecer e resolver essa situação, o ouro é misturado a outros metais. Chamamos este processo de liga. O ouro extraído da natureza é amarelo, a liga de ouro amarelo é misturada a metais da mesma coloração, como cobre, zinco, cádmio e níquel. O quilate é usado para medir a pureza da liga, por exemplo,o ouro 18K possui 75% de ouro.

O ouro branco

O ouro branco nada mais é do que uma liga metálica composta pela mistura de ouro (em percentual maior), prata, paládio e níquel. Essa combinação possui aspecto acinzentado. O brilho e beleza que o ouro branco possui é causado devido a um banho de ródio, um metal da mesma família da platina.

Gosto

Este é sem dúvida alguma o fator principal na hora de decidir entre o anel de ouro branco e ouro amarelo. Avalie o que você gosta mais de usar, dourado ou prata? Apesar de já não existir mais o conceito de que dourado não se mistura com prata, existem pessoas que não gostam de usar determinada cor. Atualmente, as duas cores podem perfeitamente ser usadas juntas. Uma boa forma de ajudar na escolha é verificar qual a cor predominante nas joias que você mais usa.

Design

Normalmente, o grande fator de combinação acaba sendo a diferença do design de cada peça. Um anel de ouro branco com design mais moderno, por exemplo, pode combinar tranquilamente com um anel mais tradicional de ouro amarelo, como uma aliança de casamento.

Objetivo

Outro fator a ajudar na decisão é o objetivo. Mostrar um compromisso como um anel de noivado ou mostrar para todo mundo que vocês são casados? Em alguns casos, joias de ouro branco podem significar um compromisso ou marcar uma grande ocasião, como formaturas ou serem associadas às pedras de cada profissão, compondo joias lindas! Em outros, a aliança tradicional dourada de casamento é a maneira mais convencional de evidenciar que a pessoa é comprometida.

Manutenção

Joias de ouro amarelo costumam precisar de pouca manutenção, como um polimento ocasionalmente. Como as joias de ouro branco levam um banho de ródio para ter todo brilho, com o passar do tempo este banho se desgasta e vai se perdendo. Contato com água, cremes e produtos de limpeza aceleram este processo. Por isso, costuma ser necessário fazer uma manutenção com um novo banho de ródio em joias de ouro branco.

Joias são peças muito delicadas e charmosas que normalmente possuem um significado especial. Elas podem marcar alguma ocasião especial — seja um anel de quinze anos, anel de noivado, alianças de casamento, aparadores de alianças, pingentes de nascimento de filhos, dentre várias outras possibilidades. Para escolher entre um anel de ouro branco e ouro amarelo vários pontos devem ser levados em consideração, já que estas peças especiais estarão com você por muitos e muitos anos marcando sua vida com muito charme e estilo!

Você já ficou na dúvida entre ouro branco ou amarelo? Qual foi sua escolha? Conte para a gente!