anéis de compromisso

Saiba Identificar o momento ideal de trocar anéis de compromisso no namoro

Os anéis de compromisso são uma tendência relativamente nova no mundo inteiro, mas que foi acolhida com muito gosto e rapidamente pelas pessoas. Por algumas décadas, esse tipo de anel vem sendo usado por casais que querem tornar o seu compromisso mais forte e provar que tem intenções sérias a respeito um do outro.

As promessas feitas com os anéis podem ter diversos sentidos hoje em dia, podem ir desde um enlaçamento romântico até uma promessa de quebra de hábitos ruins, como parar de fumar. Não importa qual tipo de promessa se faça, cada uma delas é acompanhada de um comportamento específico, uma etiqueta que deve ser seguida na ocasião.

Já que os anéis de compromisso têm variações bem maiores do que os de noivado, há mais flexibilidade nas regras de sua etiqueta. Ao mesmo tempo, determinadas convenções devem ser seguidas para que o pedido de promessa seja feito da melhor forma possível.

Anel-de-compromisso

Antes de fazer a promessa

A necessidade de cada casal varia bastante, e alguns casais permanecem juntos por muito pouco tempo antes de decidirem por um relacionamento mais sério, enquanto que outros precisam de mais tempo para passar ao próximo passo. Quando um casal decide finalmente trocar anéis de compromisso, eles devem conversar a fim de descobrir o que aquele símbolo vai representar em suas vidas e devem ser bem claros sobre suas intenções para o futuro. Não é necessário dizer que a comunicação é parte integrante para que os envolvidos saibam o que o compromisso simboliza.

Anel Solitário

Oferecer o anel

Dar um anel de compromisso a alguém é um momento especial, mas não se deve confundir esse momento com um pedido de casamento. Não é apropriado oferecer o anel ajoelhado ou organizar um evento elaborado demais para tal. Uma simples declaração carinhosa é o bastante, embora um jantar romântico com velas talvez seja uma boa pedida. Outras maneiras populares de se oferecer o anel podem ser: recitar um poema de promessa, dar o anel no dia do aniversário ou num feriado especial, ou compartilhar o anel num dia significativo para a relação do casal.

Anel Solitário

Usando o anel

Anéis de compromisso podem ser usados tanto na mão esquerda quanto na direita. Se o anel de compromisso for o precursor de um de noivado, ele é geralmente usado na mão esquerda. No entanto, se o compromisso não for de cunho romântico e tiver um viés de promessa, e mais adequado usar o anel na mão direita.

Não importa a forma como o anel seja usado, mas é considerado falta de etiqueta sair mostrando o anel por aí para todo mundo. Mesmo que muita gente sinta vontade de fazer isso, não é aconselhável já que um anel de compromisso geralmente não tem o mesmo peso de um anel de noivado e não quer dizer que o casal vá necessariamente permanecer junto. É mais um voto de confiança para que isso venha se tornar realidade um dia.

Quer ler mais sobre esse assunto? Dê uma olhada nesses artigos:

Você acha que chegou a hora  de trocar anéis de compromisso? Deixe um comentário com a sua opinião!

Quer saber mais sobre joias? Receba conteúdos exclusivos sobre o assunto!

cta acerte no look