joias de ouro

10 situações que podem danificar suas joias de ouro

Anéiscorrentespulseiras e colares requerem cuidados especiais para uma maior durabilidade. Tanto as joias de ouro como as banhadas a ouro necessitam desses cuidados para que não escureçam, arranhem ou percam seu brilho.

Algumas situações podem desgastar joias, enquanto outras não passam de mitos. A exposição ao sol, por exemplo, não danifica peças de ouro e banhadas a ouro, apenas as aquecem com maior rapidez e podem deixar marcas na pele, mas nada que um bloqueador solar não possa evitar.

Para que suas joias fiquem sempre bonitas e bem preservadas, elencamos algumas situações que devem ser evitadas por danificarem joias de ouro. Confira!

Situações de risco para joias de ouro

Veja quais são as principais circunstâncias que podem prejudicar as suas joias:

Areia

O ouro é um metal macio e o contato direto e prolongado de joias com areia pode riscá-las. É importante que, após o contato das joias com areia, essas sejam lavadas com água e sabão, evitando esfregá-las. Alianças e anéis requerem um cuidado especial — devem ser retiradas dos dedos para serem lavadas.

O problema da areia com o ouro é que esse metal é altamente maleável. Sendo assim, é muito mais fácil de ser danificado por objetos duros como a areia. É preciso lembrar que a areia nada mais é do que pedra fragmentada pela ação das águas. Portanto, ela pode danificar e muito as suas joias.

Água do mar

Para semijoias e peças banhadas a ouro, a água do mar é uma grande vilã, pois pode ser extremamente corrosiva. Já com joias de ouro, não se observa o mesmo. Joias em ouro branco contém ródio em sua composição, que pode ser alterado em contato com a água do mar. Outro cuidado fundamental é a atenção, uma vez que o contato com a água deixa a pele escorregadia e pode causar a perda das joias.

Suor

O suor não estraga joias em ouro. No entanto, as banhadas podem ser corroídas pelo suor, assumindo um visual escurecido, principalmente nas partes em que a peça tiver maior contato com a pele humana. Porém, o acúmulo de micro-organismos entre as joias e a pele podem causar irritações.

Sendo assim, evite usar as suas joias e semijoias durante a prática de exercícios físicos já que é o momento no qual mais transpiramos.

Produtos químicos

Na hora de limpar a casa é aconselhável que os anéis e pulseiras sejam retirados. Como as mãos e punhos entrarão em contato com produtos químicos como detergente e outros, as suas peças de ouro podem ficar danificadas.

Tais produtos podem reduzir o brilho e danificar as joias de ouro. Como a peça é feita a partir de uma liga com outros metais, há maiores chances das substâncias reagirem com parte da liga. Por exemplo, o cloro presente em diversos produtos de limpeza, pode fazer até a joia partir ao meio se ficar exposto com muita frequência.

Banho

Outra situação não aconselhável é tomar banho utilizando suas joias de ouro. Com o tempo, o sabonete deixa uma fina película sobre a superfície do ouro, conferindo-lhe uma aparência opaca. Além do sabonete é bem comum usarmos outros produtos durante o banho como os óleos e sais de banho que também danificam a peça.

Acomodação

Quando o assunto é preservar suas joias, todos os detalhes são importantes para uma conservação correta e ampliação de sua durabilidade. Portanto, é recomendável que as joias sejam guardadas embrulhadas individualmente, para evitar que se arranhem. Logo, evite guardar todas as joias juntas em uma caixinha, como é bem comum.

Na hora de guardar a sua joia também é importante que a mesma fique em um local seco e arejado. Desta forma, deixar as joias guardadas dentro do banheiro — mesmo que sejam dentro de uma gaveta ou em caixas — não é boa ideia. Caso você não tenha um espaço adequado é possível colocar sachês como os de sílica-gel, que conseguem absorver a umidade.

Ácido úrico

Pessoas com elevado índice de ácido úrico ou que estejam fazendo uso de medicamentos com o ácido, correm o risco de escurecer suas joias de ouro. Então, se esse for seu caso, evite utilizar suas joias nesses períodos para não danificá-las.

Por maior que seja a resistência que os metais nobres apresentem, a oxidação do metal acontece em todos eles, a diferença é apenas a velocidade com que isso ocorre. Isso acontece devido à presença de moléculas de oxigênio que temos no ar que está sempre em contato com as joias de ouro. O que pode causar um certo escurecimento, deixando a cor turva e a peça sem brilho.

É o mesmo que acontece quando a joia fica em contato constante com o ácido úrico, que também contém moléculas de oxigênio. Essa substância é liberada com o nosso suor e algumas pessoas expelem uma quantidade maior desse composto químico. Se você se encaixa neste grupo é necessário limpar as suas joias com maior frequência.

Limpe suas peças de ouro com frequência e seque-as com uma flanela ou papel macio, guarde-as adequadamente e terá suas joias em perfeito estado por muito tempo!

Cremes para o corpo

É recomendável que na hora de espalhar cremes no corpo como hidratantes, protetor solar, bronzeadores e outros cosméticos você esteja sem as joias que usa nas mãos.

Algum componente da fórmula pode reagir com os metais da liga e até com o próprio ouro desgastando a peça com o passar dos anos. Se a sua peça tiver alguma pérola ou pedras preciosas, o cuidado deve ser redobrado.

Para evitar que isso aconteça é muito simples: basta usar todos esses produtos antes de colocar as suas joias de ouro. Mas não as coloque imediatamente depois, espere alguns minutos para que a pele absorva os produtos e só então use as joias.

Pesos, anilhas e barras de ferro

Se você gosta de praticar musculação, não deve fazer isso com anéis de ouro no dedo. Lembre-se de que o ouro é um metal macio e por isso se molda facilmente quando entra em contato com outros materiais resistentes. Na hora de pegar pesos, anilhas e outros instrumentos da academia, retire as peças de ouro dos dedos. Além de estragar a forma, elas também ficam arranhadas.

Preparar alimentos

Nesse momento os anéis de ouro também devem ser retirados por dois motivos: primeiro, por conta da higiene dos alimentos e também pelo contato do ouro com objetos como facas, colheres e outros utensílios de cozinha, pois isso pode danificar a sua joia.

Agora que você já sabe fazer a manutenção das suas joias de ouro, aproveite para descobrir se é possível usar pulseiras de ouro na praia!

  • Cicero Machado

    gostaria de saber se eu usar perfume no pescoso com minha correntte de ouro 18;;o perfume pode danifica la ??

    • Pedro Gabriel Santos

      Sim, independente do ouro 14, 18 ou 24… O ouro e prata por serem metais nobres tem uma resistência maior a luz, calor, umidade, atrito, perfumes, detergentes e ácido úrico (suor), por isso ganharam fama no mercado de joias; e claro né?! por seu brilho natural… Evite qualquer produto químico… se você quer viver com o brilho de sua joia, cuide bem delas (passe seu perfume antes de colocar suas joias). Abraço!

  • ghostro

    fiquei curioso quanto a pedras tem umas que arranham facil como a turmalina, e outras que mais dificeis como quartzo rosa tem como saber quais delas arranham ou nao?

  • Paula Souzza Tradutora Intérpr

    Derramei iodo na minha aliança de ouro e ela escureceu. Me ajudem! Como faço pra limpar??? Alguém?